Produtos em Latão - CLA C360
O Latão CLA C360, também conhecido como Latão Corte Livre Americano, é a escolha ideal para aplicações que exigem alta precisão e velocidade de usinagem. Sua composição única de Cobre, Zinco e Chumbo confere a esta liga um conjunto de propriedades incomparáveis, tornando-a a favorita nas indústrias que buscam produtividade e qualidade.
Saiba mais sobre
LATÃO
no nosso Blog
Clique aqui >
Como o Latão CLA C360 possui a máxima usinabilidade entre as ligas de cobre, aplica-se na fabricação de peças que requerem alta precisão e acabamento, sendo utilizado em parafusos, pinos, porcas, arruelas, conexões e adaptadores para sistemas hidráulicos e pneumáticos. É amplamente usado também em corpos e componentes de válvulas e registros, buchas, mancais, engrenagens leves, peças para instrumentos de precisão e em componentes para a indústria eletroeletrônica e de gás.
O Latão CLA C360 é uma liga de cobre-zinco com teor controlado de chumbo para corte livre. Sua resistência mecânica, na condição 1/2 Duro (H02), apresenta uma resistência à tração que varia tipicamente entre 345 e 440 MPa. A dureza Brinell é geralmente de 115 HB (com faixa entre 100 e 125 HB). O material possui um Módulo de Elasticidade de aproximadamente 100 GPa, uma densidade de 8.47 g/cm³ e um alongamento na base de medida de 50 mm entre 10% e 25%.
Trata-se de uma liga de corte livre (Free-Cutting Brass) que confere a melhor usinabilidade de todas as ligas de cobre, sendo o material ideal para a produção de grandes volumes de peças torneadas em tornos automáticos. O teor de chumbo (não solubilizado na matriz) atua como um lubrificante e agente quebra-cavaco, permitindo altas velocidades de corte e produzindo cavacos curtos e finos, o que facilita enormemente a remoção de material e garante um excelente acabamento superficial. Além disso, a liga possui excelente resistência à corrosão atmosférica e boa condutibilidade elétrica e térmica.
O material CLA C360 tem, em sua composição química (baseada na norma ASTM B16, com variações típicas), os elementos principais controlados, que são: Cobre (Cu) na faixa de 60,0% a 63,0%, Chumbo (Pb) entre 2,5% e 3,7%, com um teor máximo de Ferro (Fe) de 0,35%, sendo o restante da composição preenchido por Zinco (Zn). O controle preciso do teor de Chumbo é fundamental para a principal característica da liga, que é a usinabilidade de corte livre.

