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Aplicações e propriedades

Aplicações
Como o aço 1045 possui uma resistência mecânica superior aos aços convencionais, aplica-se na fabricação de eixos, engrenagens, peças para a indústria mecânica em geral, implementos agrícolas e rodoviários, hastes para cilindros hidráulicos, entre outros.

Propriedades Mecânicas
O aço SAE 1045 é um aço carbono com médio teor de carbono em sua composição química, com resistência mecânica entre 570 e 700 MPa e dureza Brinell entre 170 e 210HB.

Possui razoável usinabilidade e boas propriedades mecânicas na condição normalizada ou laminada.
Resistência à tração: 585 MPa ou 84800 psi.
Módulo elasticidade: típico do aço 1045 é de 190 GPa (27557 ksi) podendo chegar a 210GPa (30458 ksi).
Coeficiente de Poisson: Varia entre 0,27 e 0,30
Alongamento base de medida de 50 mm: 16%
Dureza Brinell: 163

Características do Aço 1045
Trata-se de um aço para beneficiamento com temperabilidade (profundidade de transformação martensítica) baixa, ou seja, baixa penetração de dureza na sua seção transversal. Não se costuma recomendar seu uso para seções superiores a 60 mm na maioria das vezes e muitas vezes quando a seção for maior de 80 mm. Isto posto quando a exigência for material com tratamento térmico de têmpera.
O aço 1045 redondo possui uma boa relação entre resistência mecânica e resistência à fratura (resistência à tensão e razoável tenacidade ou resiliência) para a sua faixa de aplicação. É utilizado geralmente com durezas no intervalo de 180 a 300 HB em faixas de 30 a 40 HB.

Composição do aço 1045
O material SAE 1045 tem, em sua composição química, praticamente, só o teor de Carbono controlado, o que não lhe garante alta repetitividade em termos de processamento, quanto aos residuais (uma vez que muitos blocos e bitolas redondas costumam ser fabricados à partir de sucata e em forno elétrico o que leva a residuais no pico da liga) porém lhe confere um custo mais acessível do que muitos aços ferramenta para a utilização em seus moldes.

Os Tubos Mecânicos ST 52possuem diversas aplicações, por terem alta resistência são muito indicados para as áreas da construção mecânica e principalmente na fabricação de peças, como produção de buchas, camisas de cilindros hidráulicos, mancais, roletes, condução de fluidos, eixos etc.

Tubos Mecânicos são aplicados em diversos segmentos sendo eles:
• Fábricas de Álcool e Açúcar;
• Indústria de Mineração;
• Indústria de Papel e Celulose;
• Indústria Gráfica e Têxtil;
• Indústria Naval;
• Indústria Offshore;
• Indústria Siderúrgica;
• Máquinas e Equipamentos Agrícolas;
• Máquinas e Equipamentos para Construção Civil;
• Máquinas e Equipamentos Rodoviários;
• Setor Automotivo.

Podem ser aplicados ainda em móveis, máquinas, eletrodomésticos, postes, colunas de prédios, cercas, corrimãos, bicicletas, conjuntos mecânicos, entre muitos outros.
As paredes dos Tubos Mecânicos são muito grossas, capazes de suportar um grande peso e vários outros tipos de esforços físicos.

Principais características dos Tubos Mecânicos ST 52:

Suas principais características são:
• excelente soldabilidade;
• resistência mecânica;
• versatilidade;
• durabilidade;
• Dimensões próximas às medidas acabadas das peças;
• Tolerâncias uniformes de espessura de parede;
• Boa Excentricidade ;
• Tolerâncias reduzidas de diâmetro;
• Propriedades mecânicas e características de usinabilidade definidas;
• Otimização da usinabilidade reduz o gasto com ferramentas de corte, diminuindo o custo global de produção;
• A utilização de Tubos Mecânicos reduz a perda de material.

O que deixa esse tipo de tubo com mais dureza, ductilidade e força, é a adição de cromo e molibdênio como elementos de liga em combinação com o tratamento térmico.
Por conta das suas propriedades, o Tubo Mecânico é uma peça que se deforma e tensiona de acordo com o tipo de uso e material que é fabricado. É capaz de suportar forças de alto impacto.

Possui diversos benefícios, entre os principais podemos destacar esses a seguir:
• Alta resistência à corrosão;
• Baixo custo de manutenção;
• Facilidade de conformação;
• Facilidade de soldagem e união;
• Relação custo-benefício favorável;
• Resistência a temperaturas baixas e altas;
• Suporta forças de alto impacto.

Formato: Barras Redondas

Aplicação: Na fabricação de  porcas e parafusos, buchas, rolamentos, cilindros, engrenagens, eixos hidráulicos, eixos furados, anéis, etc.

Comprimento: 6,35 – 254 mm

Propriedades Mecânicas: As Barras Laminadas para Construção Mecânica são obtidas por laminação a quente de tarugo proveniente do lingotamento contínuo, sendo aptas para emprego em aplicações, como trefilação, forjarias, agroindústria e metal mecânico.

Características:

O aço SAE 4140 é um aço Cromo Molibdênio que possui composição química com aproximadamente 0,40% de carbono (ou teor de carbono). O Cromo e o Molibdênio melhoram a resposta do aço ao tratamento térmico (temperado e revenido) e possibilitam maior resistência mecânica, resistência a fadiga, impacto e abrasão.

Composição:

Cromo - 0,80 a 1,10%
Molibdênio - 0,15 a 0,25%
Manganês - 0,75 a 1,00%
Carbono - 0,38 a 0,43%
Silício - 0,15 a 0,30%
Enxofre - 0,04% (max)
Fósforo - 0,035% (max)
Ferro - o que sobra

Formato: Barras Redondas

Aplicação: Na fabricação de rolamentos, eixos hidráulicos, eixos furados, cilindros, buchas, engrenagens, etc

Comprimento: 6,35 – 254 mm

Propriedades Mecânicas: As Barras Laminadas para Construção Mecânica são obtidas por laminação a quente de tarugo proveniente do lingotamento contínuo, sendo aptas para emprego em aplicações, como trefilação, forjarias, agroindústria e metal mecânico.

Características:

O aço 8620 é um material amplamente utilizado na indústria mecânica, para fabricação de engrenagens e peças gerais, que exigem uma dureza superficial, obtida através de cementação ou carbonitretação.

O SAE 8620 tem essa característica por ter média temperabilidade, boa soldabilidade e média resistência mecânica. É um aço ligado ao níquel, cromo e molibdênio.

A dureza superficial, na condição cementada e temperada, pode alcançar até 60 HRc, enquanto a dureza do núcleo, varia entre 30 e 45 HRc, dependendo da bitola.

Composição:

Cromo - 0,40 a 0,60%
Níquel - 0,40 a 0,70%
Molibdênio - 0,15 a 0,25%
Manganês - 07,0 a 0,90%
Carbono - 0,18 a 0,23%
Silício - 0,15 a 0,35%
Enxofre - 0,04% (max)
Fósforo - 0,035% (max)
Ferro - O que sobra

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